Slipping away…

Goodbye summer

Agosto, para mim, foi sempre o mês do sol e do calor. Penso neste oitavo mês do ano e a minha mente desliza para dias soalheiros por vezes de um calor quase opressivo, que pedem vestidos coloridos de Verão, sandálias ou chinelos, camisolas de alças ou calções; onde as cores vibrantes enchem o olhar e nos transportam para momentos relaxantes. Penso nas abelhas a esvoaçar por entre as flores quando à nossa volta a paisagem é distorcida por ondas vibratórias de calor; penso no canto das cigarras que arranha o ar chamando pela chuva mas que, indelevelmente, lembra sol e calor e penso na vida que parece passar em câmara lenta, longe do trabalho e dos dias atarefados e muitas vezes complicados pelas exigências diárias.

Lunch time (@ Southbank Centre)

Lunch time (@ Southbank Centre)

Penso nas tardes molengonas em que se pára para saborear um sumo de laranja com aquela espuma que indica que foi espremido de fresco, com gelo a tilintar e enfeitado com folhas de hortelã; ou um ice tea gelado que apazigua o calor e sacia a sede.

Sunny morning in London

Fresh orange juice (@ Willesden Green)

Penso em saladas ou fruta fresca saboreada em qualquer local balnear (ou não) e em gelados de textura cremosa que se derretem na boca…

Santini (@ Chiado)

Santini (@ Chiado)

Relembro o mar e o cheiro da maresia. O tempo quente e o marulhar das ondas sugerem férias de Verão e o Dolce faire niente de quem as goza nesta altura. Sem horários nem pressas ou pressões para cumprir obrigações e deveres. Simplesmente estar e aproveitar antes da semana ou quinzena terminar e o regresso à labuta diária afastar de vez a moleza de dias lentos e a simplicidade de prazeres tranquilos. Quase ouço o som das ondas a espraiarem-se na areia e a enrolarem-se em redor de tornozelos bronzeados ou ainda pálidos de quem ainda não sentiu o calor do sol a queimar a pele. Recordo o que é estar deitada na areia granulosa enquanto o mar e as conversas se diluem no ar ainda quente de verão; a minha mente vai buscar lembranças de bolas de Berlim que sabem sempre diferentes num ambiente de sol, água e areia, sem nunca ninguém saber explicar porquê.

Praia da Figueirinha (@ Arrábida)

Praia da Figueirinha (@ Arrábida)

Penso em piqueniques à sombra de árvores frondosas, sentada ou deitada em mantas coloridas; pés descalços em areia fina ou relva macia, o olhar que vagueia pelo mundo apenas saboreando o momento.

Tarde de sol perto de Paddington

Relax time (near Paddington)

Penso nisto tudo, se bem que Agosto nunca tenha sido o meu mês de eleição para tirar férias, mas penso. E penso ainda mais aqui e agora, onde o tempo quente deu já lugar a dias outonais quando o calor ainda devia ser uma presença constante. Os dias continuam longos mas já se percebe que estão a encurtar: às 4 da manhã ainda não é dia e às 22h já é noite. A roupa de Verão foi temporariamente arrumada ou é usada por baixo de casacos, as sandálias e os chinelos deram lugar a sapatos fechados e mais quentes e sente-se já o frio a infiltrar-se na pele.

Sinto, acima de tudo, que já não é Agosto e que o Verão já deixou de o ser. Lentamente, quase sem dar por isso, os dias quentes terminaram e o Verão deslizou para fora do nosso alcance. Nesta altura reconheço o famoso tempo inglês e admito que a volubilidade das estações é muito marcada nesta cidade. Não gosto nem desgosto, é apenas algo a que me tenho de adaptar mas às vezes tenho saudades daqueles dias muito quentes, do sol a queimar e do sal que deixa rastos brancos na pele bronzeada após um dia passado na praia.

Pegadas na areia (@ Carcavelos)

Pegadas na areia (@ Carcavelos)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s